2 de agosto de 2010

Demanda por profissionais de TI ficará em alta até 2018




Convergência Digital . IT Careers . Notícias


   
Demanda por profissionais de TI ficará em alta até 2018

IT Careers - Convergência Digital
:: Da redação     :: 18/06/2010 O Instituto Corporate Executive Board - CEB - prevê que até 2015, muitos departamentos de TI serão apenas um quarto de seu tamanho atual, e oito em cada dez dólares de TI irão para prestadores de serviços externos.

O CEB entrevistou centenas de TI e líderes empresariais para chegar a estas conclusões, e dado que cinco anos não é tanto tempo assim, muitas dessas mudanças devem estar em curso:

Mudança 1 - Informações sobre o processo: O CEB aparentemente concorda com Nick Carr, que escreveu alguns anos atrás um artigo que ficou famoso, dizendo que como a eletricidade virou algo onipresente, a TI caminha para o mesmo caminho e não vai representar a qualquer empresa uma vantagem competitiva. Ela virá de business intelligence, colaboração e satisfação do cliente, e não de quão grande é o seu Data Center.

Mudança 2 - A TI incorporada aos serviços das empresas: A TI será menos visível como um serviço distinto e separado nas organizações. "A tecnologia vai ser consumida como parte dos serviços prestados pelas empresas, enquanto a TI passa a ser um membro do grupo de serviços do negócio ao lado de outras funções corporativas", relata o estudo.

Mudança 3 - Prestação de serviços exteriorizada: Em cinco anos, até 80% dos gastos serão de serviços externos, prevê o CEB. "Como essa ocorrência, os papéis internos mudarão, deixando de ser fornecedores de tecnologia para se tornarem corretores de tecnologia."

Mudança 4 - Maior responsabilidade do parceiro de negócios: A necessidade de diferenciação competitiva através da gestão da informação pode estar além da capacidade dos departamentos de TI locais. Estas necessidades serão cada vez mais abordadas pelos parceiros de negócios.

Mudança 5 - Diminuição na função autônoma de TI: "Com a migração das funções de TI para serviços comerciais, evoluindo para funções de negócio, ou sendo exteriorizado, a TI vai diminuir o número de funcionários em 75% ou mais", prevê o instituto. "A estratégia, arquitetura, risco, gestão de programas, suporte ao usuário e gestão de relacionamento existirão ao nível dos serviços de negócio, não dentro da função de TI."

Entretanto, profissionais de TI não precisam se desesperar sobre seus trabalhos. Os trabalhos mais em evidência neste ano e meio e na próxima década estão relacionados a cuidados de saúde e de TI. Até 2018, a demanda será insaciável por analistas de sistemas de informática, engenheiros de software, sistemas e redes e analistas de comunicação de dados. O estudo foi divulgado pela HDI Brasil.

Nenhum comentário: