14 de setembro de 2010

QCon São Paulo - Eu Fui!


Bom tantas coisas para se falar do #QConSP primeiro devo agradecer ao pessoal da Caelum e o pessoal da InfoQ BR o evento realmente estava excelente, faltava há muito tempo um evento assim em São Paulo, ou melhor aqui no Brasil, desde 2005 os eventos foram perdendo a qualidade ou se mantendo iguais, alguns eventos simplesmente sumiram do mapa.
O QConSP uniu o Brasil e com certeza refletiu internacionalmente.
Mas o evento não foi só ótimas palestras, foi rever amigos que já trabalharam, estudaram comigo e claro conheci mta gente nova, o pessoal do javaCe, o pessoal do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, vou evitar citar muitos nomes, até porque sei que vou esquecer alguém e não quero que ninguém se ofenda, são muitas pessoas e todas são importantes.
Bom vou contar alguns detalhes dos dias aqui.
No Sábado cheguei por volta de 09:00 da manhã, cumprimentei o Seu Carlos, pai do Paulo Silveira e do Guilherme Silveira, vi as meninas da Caelum, em especial a Renata Bassi, irmã do meu grande amigo Luiz Bassi e fui assistir as palestras.
Cheguei em uma que havia mudado e o Guilherme Silveira estava palestrando sobre Rest, qualidade e dinamismo são as palavras que me vem a cabeça, o Guilherme tem um didática animal.
Depois vi a palestra do Douglas Crockford sobre JavaScript no qual o Paulo Silveira fez a tradução dinâmica, muito boa.
Segui no Sábado as palestras das Tracks de Java e Agile, comecei na Guerra dos métodos v. 2.0 do meu amigo Rodrigo Yoshima, Nesta palestra havia encontrado meu amigo que sempre cito no Blog na época que trabalhei na ProdeSP, o C3B10N do GUJ, o Christian Reichel, também encontrei outro amigo que me conhecia somente através do Java Anywhere, isso mesmo, aqui do Blog, o Celso Martins, mora no Rio de Janeiro e fomos assistir a palestra Da água ao vinho: o caminho do Desenvolvimento web com Bruno Pereira, mas eu acabei indo ver a palestra de outro amigo o Alexandre Magno que me deu a aula de certificação de SCRUM, foi muito proveitosa a palestra do Alexandre, ainda mais porque trabalho com SCRUM.
Logo após a palestra do Alexandre fui ver Scala com Nick Kallen, show de bola, Scala realmente é muito bom, finalmente a pausa onde encontrei outros grandes amigos, falei com o Paulo, com a Renata, bom... enchi o saco da Rê de tanto tirar fotos dela rs, depois avistei a galera de professores da Caelum e vi o Sergião comendo num canto lá e fiquei conversando com ele, também encontrei o Rubem Azenha, grande amigo meu, também encontrei o Gustavo Fortes, CV, Luca Bastos, Plentz, Fernando Meyer, Lucas Teixeira, o Guilherme Chapiewski, a Loiane, o Gabriel Benz, o Alberto Leal, a Vanessa Sabino  depois do Coffee assista a palestra do Bruno de Souza - Java Man aqui do Brasil, logo após a divertida Palestra do Sérgio Lopes.
Assisti alguns Lightning Talks, e finalmente Hora Extra no pub Opção, próximo do Evento, lá conheci o Pessoal do Espírito Santo, a Isaura Rangel, a Karyna Lacerda, o Jorge Zardo e o Breno Martinusso.
Dei carona para o Celso, a Isaura, a Karyna, o Jorge e o Breno, me perdi e dei um tour por SP com eles rs.
No Domingo cheguei 09:00 e fui assistir as palestras de JRuby com Charles Oliver Nutter, Lessons from Ebay com Randy Shoup, Scaling Agile com Scott Amber, depois Arquiteturas que não Atrapalham com Guilherme Silveira, O impacto do Design na sua Arquitetura com Paulo Silveira, Escalabilidade e disponibilidade em sistemas distribuídos com Renato Lucindo, Domesticando Dragões do Douglas Campos e Bruno Oliveira e Arquiteturas em Cloud com outro amigo e professor o Fabio Kung, vi também um bom pedaço da palestra do meu amigo Porcelli sobre NoSQL e fui ver a palestra da Giran com Jeveaux e o Benz (estão me devendo uma camisa preta da Giran rs) e por fim a palestra Learning e Coolness do Klaus Wuestefeld que abriu minha mente, ia rolar outro Hora Extra, porém eu estava morto e não aguentei, levei o Celso até a estação São Joaquim e retornei pra casa.
Bom como havia dito, as palestras foram de extrema qualidade, a organização impecável, rever amigos e conhecer novos, aumentar o networking foi excelente, ano que vem estarei lá de novo.

Fotos que tirei da #QConSP podem ser encontradas no meu Flickr.

2 comentários:

Celso Martins disse...

Fala Bregaida...

Muito bom o apanhado do evento! =)

Mas eu não assisti a palestra do Bruno Pereira e sim a do Alexandre Magno. Não sai da trilha ágil no sábado. =)

Abraços.

Angel Red disse...

poxa teve um evento assim e vc nem me falou maguei rsrsrs