22 de agosto de 2008

Bug no sistema da Anatel

Hoje falando com meu amigo Diego Plentz descobri que ele havia achado um Bug muito básico, porém extremamente perigoso no site da Anatel.
Esse bug é o seguinte eu consigo entrar no sistema de Ordem de Serviço deles, pegar informações pessoais de usuários como telefones, e-mails, dentre outras informações, assim como abrir nova ordem de serviço, como fazer isso? Muito simples bastava pegar o CPF e o e-mail do usuário que solicitou o chamado para a Anatel... mas como fazer isso? Bastava pegar essa URL: http://sistemas.anatel.gov.br/focus/FaleConosco/MostrarDetalheSolicitacao.asp?idtSolicitacao=7094111 sendo que o idSolicitacao é sequencial, ou seja, se eu continuar colocando outros números, vou pegar ordem de serviços de outras pessoas...
Uma falha grave, aparentemente a Anatel colocou em manutenção este sistema.

Caso queira visualizar a reclamação, leia o blog do Diego ou veja no GUJ a notícia.

Como nosso amigo Kumpera disse em seu blog sobre esse Bug:
Segurança como essa é inadmissivel para um órgão governamental. Isso é ridículo, é um afronte a nossa privacidade. Os amadores que fizeram esse sistema ignoraram todas regras básicas de segurança que qualquer desenvolvedor safo tem a obrigação de saber. Anatel, corrija isso com urgência e tome as devidas medidas administrativas para esse tipo de desastre não ocorra novamente. Por favor, a todos que lerem este texto, liguem já para a Anatel no 0800 33 2001, registrem uma reclamação formal e divulguem esse problema para o quanto antes ser solucionado.

Nenhum comentário: