18 de fevereiro de 2010

Scrum Solo?

Bom Dia, faz muito tempo que não posto um tutorial, talvez pela falta de tempo, talvez por não ter nada de novo e interessante para postar, pois o padrão de framework brasileiro para Java ainda é: Struts 1.x, JDBC puro, ou seja sem nenhuma ferramenta ORM (JPA, Hibernate, TopLink, etc) e o não uso de metodologias de desenvolvimento de software, ou seja, tudo é urgente, falta documentação, nada de que todos não conheçam já ;)


Bom, há muito tempo defendo metodologias ágeis, dentre elas o SCRUM, onde aqui no próprio blog sempre posto alguma palestra ou tutorial.

E como era de se esperar decidi adotar SCRUM aqui na empresa, mas como a equipe é individual ou seja, cada um pega uma gama de coisa e sai fazendo pelo menos no momento não daria para usar esta metodologia com todos, uma porque não há interesse por parte deles, outra porque é a velha história, isso não funciona e etc...

Há muito tempo atrás li o artigo do meu grande amigo Boaglio, no qual ele fala de SCRUM Solo, ou seja ele se organizou nos seus objetivos, tarefas e entregas.

Bom para quem lembra do SCRUM é necessário:

-Traçar um objetivo

-Traçar o backlog

-Criar o time-line ou Sprint (2 - 4 semanas)

-Quadro Kanban

-Reuniões com o PO

-Reuniões com o time

-etc...

Bom como não estou usando 100% do Scrum, logo ele é um Scrum but...

Isto porque meu objetivo é:

-Entregar módulos que o cliente pediu;

-Monto minhas User Stories;

-Coloco na área pendente do meu Kanban as prioridades que consigo entregar no tempo;

-Defini Sprints de 2 semanas;

-Antes de montar temos uma reunião forte com o PO e podemos acessá-lo em qualquer momento;

-No final do Sprint reuno e mostro o produto final.

-Não temos reuniões diárias, de Review e mais alguns pontos da metodologia, por isso Scrum but, lembrando que estou aplicando solo, ou seja, eu e Deus =p
A idéia do Boaglio é muito boa, funciona e está até o momento mostrando resultados, o quadro branco comprei ontem, pois eu havia colado Post its com as colunas e embaixo colava minhas tarefas, estava uma porcaria, uma mesa cheia de post its colado, dai comprei um quadro e estou agora organizando tudo nele.

Abaixo estão algumas fotos do quadro que montei e conforme for evoluindo o projeto vou comentando no blog como está indo e se conseguirei exito assim como o Boaglio.

Fotos do Kanban:


Em breve postarei mais de como anda essa experiência que estou tentando fazer.

Eduardo Bregaida

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom Eduardo.
Nunca tive uma experiência prática com uma equipe ágil.
Tento aplicar algumas práticas da XP no meu dia a dia, também de forma "solo".
De Scrum conheço quase nada, até da teoria. Esse seu post vai me ajudar a arrumar as idéias.
Abraços.

Igo Coelho disse...

Também estou fazendo isso onde trabalho e no caso fiz o gabinete do pc de quadro :-)
http://www.twitpic.com/13yn2r

Bregaida disse...

Muito legal saber disso pessoal, fico até mais animado, 2 daqui da equipe também estão ficando interessado e vamos ver se conseguimos um sucesso nesse case.

[]s

Fernando Boaglio disse...

O quadro te dá uma visão muito boa das pendências, experimente colocar um gráfico de convergência para ver o seu rendimento no Sprint...

Bregaida disse...

No próximo Sprint vou fazer, é q foi meio q corrido esse quadro, ainda ta tendo umas brigas e tal rs, por isso ainda n tive mto tempo.
Mas pelo menos já dei o Start =)

Unknown disse...

Otima iniciativa Eduardo, porquê infelismente muitos dizem que queriam aplicar o SCRUM e não tem uma iniciativa como esta. E quando possivel, poste mais comentários sobre suas dificuldades e resultados.