10 de junho de 2008

Sun Certified Java Programmer

É isso mesmo pessoal, agora com vida menos corrida (não muito) e sem a faculdade decidi ir atrás da minha certificação, a famosa SCJP, estou estudando pelo livro da Kathy Sierra (Certificação Sun para programador Java 5, Guia de estudo - SCJP exame 310-055 2ª Edição Revisada), também estou fazendo o curso FJ 19 da Caelum o preparatório para a certificação e lendo a Mundo Java nº18 e seus posters de certificação para ir mais tranquilo.
O Fato é que a prova aparentemente não é dificil, mas há uma série de fatores que atrapalham, nervosismo, "brancos", empolgação e etc...
Assim sendo estou me dedicando para fazer com tranquilidade, muitos me falaram: "Há mas você programa faz anos.", bom o fato é que cai muita coisa que você como programador não está acostumado a ver no dia a dia, como estou fazendo muitos simulados nos tempos livres (hora do almoço e antes de dormir rs) vou deixar uns links úteis para os leitores do meu blog.

CaelumUltraMock
JavaRanch- Simulado da Vaquinha.
Sun Education
Java Certification HQ
Dan Mock Exams
Java Mock

Passos para a certificação:
Primeiro compre um voucher (um passaporte) para a certificação, basta entrar no site da Sun Education ou ligar na Sun do Brasil e comprar, sai em torno de $200,00 dólares, em reais está +/- R$ 350,00, logo após fazer o pedido pague o boleto e aguarde a chegada do seu voucher, logo depois quando o tiver em mão entre no site da Prometric e marque a data do exame.
Estude bastante, vá com calma, na hora só erá você e o computador com uma camera na cara, não tente burlar, não fique nervoso, use papel e caneta que eles dão antes da prova para fazer o rascunho e Boa Sorte.

Conforme eu for estudando eu vou tentar ir jogando um resumo aqui no blog.

Abraços.

7 comentários:

Leandro disse...

Eduardo,

eu também estou nessa batalha pela certificação SCJP. Acho que o esforço está valendo muito a pena. Tem muito detalhezinho da linguagem que a gente não se dá conta no dia-a-dia...

abração e boa sorte

Lendro

Bregaida disse...

concordo, os detalhezinhos q nao estamos acostumados que mata =)
Quem usa o operador unário "~" por exemplo, é muito especifico =)
Boa Sorte Leandro.

Unknown disse...

Eu também estou nessas. O maior problema para mim é que ler o livro da Kathy resulta muito chato, tem conteúdo muito básico mas também tem esse detalezinho que eu não conhecia mas deveria conhecer para fazer a prova. É por esse detalezinho que você tenho que ler o capitulo inteiro. Acontece também isso com você?

Bregaida disse...

Faça muitos mocks e leia apenas o q vc mais erra ou oq menos sabe, ler o livro todo de cabo a rabo da sono e tem uma hora q vc se "desliga" do livro.

XYZ disse...

A new & imporved version of Voodoo Exam - a mock exam for SCJP aspirants is now available at - Voodoo Exam - Community based mock exam

You can now take exams online at iRix Technologies or download the mock exam for free.

Bruno Fernandes disse...

Já tirou a SCJP

Poste aqui como foi a prova, o que se deve estudar mais. Quantas questões foi, quanto vc ficou.

Bregaida disse...

Olá, então estava estudando mas na época mudei p uma empresa mais distante, vendi meu voucher e ano passado foquei em concluir a universidade. Vou comprar um novo voucher e começar de novo. Mas tem artigos da mundo Java q o Paulo Silveira fala sobre a dificuldade da scjp :) boa sorte e absssss